top of page
Buscar
  • Foto do escritorApae da Serra

Conheça a importância do Teste do Pezinho

No dia 06 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos. Através dele, no SUS (Sistema Único de Saúde), é possível detectar seis doença: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Há também a opção de realizar o teste ampliado, que detecta até 50 doenças, de forma particular.


O exame é bem simples e deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida da criança. Basta fazer um furinho no pé do bebê e colher algumas gotinhas de sangue que são capazes de identificar diversas doenças congênitas e/ou genéticas.





Se for realizado no prazo recomendado, é possível identificar e tratar doenças antes mesmo da manifestação dos sintomas, impedindo que doenças que podem levar à deficiência intelectual e múltipla se desenvolvam, proporcionando, assim, qualidade de vida às crianças.


É importante lembrar que o Teste do Pezinho passou a ser obrigatório no Brasil em 1992, e faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page