top of page
Buscar
  • Foto do escritorApae da Serra

Programação especial para a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Instituição realiza programação especial para marcar a data, que é celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto


Ao longo do mês de agosto, diversas atividades estão sendo realizadas em virtude da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto. A data é voltada para a luta pelos direitos das pessoas com deficiência, pela inclusão e pelo fim do preconceito.


A Apae da Serra preparou uma programação especial. No dia 21, a presidente da instituição, Natáxida Monteiro, realizou a abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na sede da Apae da Serra. Sara Fardin, consultora do NAF da Feapaes-ES, palestrou sobre o tema na parte da tarde. No dia 22, houve uma tarde especial com brincadeiras e apresentações dos projetos que são realizados na instituição.


A cada ano um novo tema é escolhido. Este ano o tema é "Conectar e somar para construir inclusão”. De acordo com a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), desenvolvedora da campanha, o objetivo é enfatizar que, além de levar conhecimento e informação e reforçar a conscientização para a eliminação das barreiras, a inclusão precisa ser construída diariamente por todos: pessoas com deficiência e suas famílias e, sobretudo, pela sociedade.


Em alusão ao tema, no dia 23 haverá foi realizada uma interação digital com os usuários através de jogos eletrônicos, maquete com recursos tecnológicos simulando uma cidade e muito conhecimento sobre o assunto.


Já no dia 25, aconteceu a Ação Global Conexão Solidária. Na ocasião, a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo esteve na Apae da Serra com atendentes realizando acolhimento e orientação jurídica às pessoas em situação de vulnerabilidade que precisam de orientação em alguns assuntos, como divórcios, consultas e exames médicos, violência doméstica e direitos. Além disso, a EDP e Cesan também participaram da ação através de renegociação de dívidas e cadastramento de tarifa social.



Eventos externos também são realizados


Além dos eventos realizados na instituição, também haverá programação externa. Os usuários do projeto Arte e Dança, realizado em parceria com o Cartório de 1º Ofício 2ª Zona da Serra, se apresentam na 8ª edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto, realizado Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo, em Vitória.


O tradicional Desafio Ciclístico de Moutainbike, que está em sua 5ª edição, será realizado no dia 27 de agosto, em Jacaraípe.


Para finalizar a programação, funcionários da Apae da Serra serão homenageados em Sessão Solene na Câmara de Vereadores da Serra no próximo dia 29 em virtude da dedicação em prol da causa da pessoa com deficiência.


21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page