top of page
Buscar
  • Foto do escritorApae da Serra

Robô Maria T21 visita a Apae da Serra

No dia 4/10, a Apae da Serra recebeu uma visita especial. O robô Maria T21, elaborado por pesquisadores do Laboratório de Robótica e Tecnologia Assistiva da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), esteve presente na instituição.




O robô atua em conjunto com terapias tradicionais para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down por meio de atividades lúdicas, trazendo mais leveza e diversão para o tratamento dos usuários.


Através de um projetor de Jogos Sérios (JS), Maria T21 exibe brincadeiras que vão além do entretenimento, buscando ensinar conceitos fundamentais para o dia a dia. Esta função possibilita que as crianças brinquem com jogos educacionais que envolvem tarefas cotidianas, alimentação saudável e habilidades.


Os sensores instalados no robô terapêutico, como revestimentos sensíveis ao toque e câmeras, fornecem dados que auxiliam no monitoramento de aspectos como motricidade corporal, emoções, grau de atenção, entre outros. O robô Maria T21 detecta, ainda, expressões faciais e o interesse visual por meio de uma série de redes neurais, percebendo os sentimentos de crianças e adolescentes em relação ao robô e à terapia, bem como graus de atenção.


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page