O desenvolvimento do estímulo sensorial é um desafio enorme no tratamento das pessoas com deficiências intelectuais e/ou múltiplas. A sala multissensorial da Apae da Serra, recém-inaugurada juntamente com a inauguração da obra de reforma e ampliação do setor clínico, é equipada com diversos aparelhos tecnológicos visando proporcionar estímulos sensoriais e visuais para os usuários cadastrados que realizam terapias na instituição para que eles se desenvolvam e tenham qualidade de vida.
A nova sala, utilizada por psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas da instituição, é voltada para os usuários que não são capazes de responder adequadamente a estímulos sensoriais.
Coluna de bolhas, tela interativa, mesa alfabética, jogos e circuito baby são alguns dos recursos utilizados para trabalhar a visão, audição e tato, além do desenvolvimento cognitivo que estes equipamentos oferecem.
A estimulação sensorial realizada neste ambiente também promove o aumento da atenção, concentração, estimulação da memória, incentiva a interação e a criatividade, e o desenvolvimento motor dos usuários, assim como o desenvolvimento da coordenação motora global e fina.
O desenvolvimento destes estímulos é fundamental para o convívio social, inclusive nas escolas regulares, promovendo, desta forma, a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Comments